Costa acredita em "boa decisão" para a Praça do Império

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, disse hoje que o projeto para o Jardim da Praça do Império, em Belém, será discutido na próxima reunião de câmara, acreditando que será tomada "uma boa decisão".
Publicado a
Atualizado a

António Costa respondia aos jornalistas durante uma ação de campanha no âmbito das primárias à liderança do PS, em Coruche, considerando natural ter sido "surpreendido" com a posição do vereador da Estrutura Verde, José Sá Fernandes.

"Acontece", limitou-se a afirmar, frisando que a manutenção de jardins "não é a primeira das primeiras prioridades" na gestão diária do município e que as decisões "nem sempre são consensuais". Quando isso acontece, afirmou, são discutidas em reunião de câmara, o que vai acontecer neste caso.

Numa carta enviada no final da semana ao CDS, em resposta a um pedido de esclarecimentos, Costa disse estar "surpreendido" com o projeto para o Jardim da Praça do Império, em Belém, tendo solicitado informações ao vereador da Estrutura Verde.

António Costa disse acreditar que "certamente vai ser tomada uma boa decisão do ponto de vista da valorização do património e de uma leitura atual e moderna" que se deve ter da História e do que é um património comum que é preciso "honrar e valorizar".

Questionado sobre o assunto, o gabinete do vereador José Sá Fernandes limitou-se a afirmar que ele será discutido na próxima reunião de câmara.

A polémica surgiu na quarta-feira com a assunção, por parte do gabinete do vereador, de que não serão gastos recursos financeiros "a recuperar os brasões criados pelo Estado Novo das antigas colónias portuguesas e que há muito não existem, nem sequer como arranjos florais no local".

Naquele jardim, com 75 anos, existem várias composições florais, como brasões dos distritos portugueses, a cruz de Cristo, o escudo português e canteiros com símbolos das ex-colónias, que não são alvo de intervenção há cerca de 20 anos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt